OBJECTIVO:
- Simular a transmissão de um IST.
MATERIAL:
- Palhinha ou colher de plástico
- Solução de hidróxido de sódio
- Solução de fenolftaleína
- Conta-gotas
- 1 copo cheio de água
- 1 copo com solução de hidróxido de sódio
- 1 copo (copo A) com água
- 1 copo (copo B) com solição de hidróxido de sódio.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1. Distribuir um copo por aluno, inclusive o copo com a solução de hidróxido de sódio.
2. Proceder à partilha do conteúdo do copo. O aluno 1 verte o conteúdo do seu copo para o copo do aluno 2.
3. O aluno 2 agita o conteúdo do seu copo com a colher e de seguida verte metade do conteúdo para o copo do aluno 1.
4. Repetir a operação com tantos colegas quanto quiser, não esquecendo de anotar os nomes.
5. Sujeitar o conteúdo final dos seus copos ao teste da fenolftaleína – colocando uma gota de solução de fenolftaleína em cada copo.
6. Fazer o mesmo teste aos copos A e B.
Resultados:
1 - Anote a cor da solução do copo A e B.
2 – Observe e conte o número de copos com soluções de cada uma das cores.
Discussão:
1. O que pretende simular a solução de hidróxido de sódio?
2. O que pretende simular com a partilha de líquidos entre copos?
3. Justifique a utilização da fenolftaleína?
4. Justifique o aparecimento da cor rosa em alguns copos.
5. Procure estabelecer uma relação entre a actividade proposta e o modo de transmissão de IST.
6. De que modo se poderia ter evitado o aparecimento de copos com líquido cor-de-rosa.
7. Tire conclusões da actividade proposta.