sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Curiosidades

Boas!

Viemos deixar-vos algumas curiosidades de cariz científico que podem despertar o vosso interesse... =D

Cansaço humano
Quando realizamos esforços, a carência de oxigénio no organismo origina a formação de ácido láctico nos músculos (através da fermentação). Este ácido láctico é responsável pelas dores musculares persistentes. As condições ideais para o organismo eliminar este ácido são o repouso e muito oxigénio (ar puro).
Foguetes luminosos
Os componentes dos foguetes responsáveis pelos efeitos luminosos são os elementos do grupo 2 da tabela periódica – os metais alcalino-terrosos (Berílio, Magnésio, Cálcio, Bário e Estrôncio). Quando sujeitos a uma fonte de energia forte (pólvora), cada um destes elementos emite uma luz intensa com uma determinada cor característica. A cor branca é produzida pelo Magnésio, a vermelha pelo Estrôncio e a verde pelo Bário.
Grafite e Diamante
A grafite utilizada como mina do lápis, por muito estranho que pareça, tem uma composição igual à do diamante. Estes dois minerais (polimorfos – igual composição química mas diferente estrutura cristalina) são formados exclusivamente por carbono. As propriedades destes diferem muito graças à diferente estrutura cristalina. Enquanto a grafite serve para escrever (desfaz-se no papel), o diamante é conhecido como o material natural mais duro.
Urtigas
As folhas de urtiga contêm espinhos com ácido metanóico ou fórmico. Este ácido é o responsável pelas picadas dolorosas quando tocamos as folhas da urtiga. O ácido fórmico é incolor e extremamente pungente. Existem formigas que utilizam este ácido como veneno.
Aromas dos frutos
Os ésteres têm odores característicos dos frutos. Por exemplo, o butanoato de butilo é um composto com o aroma do ananás. Da mesma forma, o valerato de isoanilo tem o aroma da maçã e o etanoato de isoamilo é o composto que dá o aroma à banana. Estes ésteres são largamente utilizados na indústria alimentar como aromas sintéticos.

Dos CIENTIFICAR


Sem comentários:

Enviar um comentário